sexta-feira, outubro 24, 2008

Aulas de italiano


Finalmente começaram as aulas de italiano. Depois de 2 horas de exame para sabermos em que nível ficavamos, atribuíram-me o nível A2. Fiquei feliz por saber que até sei algumas coisas, pensei que ia ficar no nível A1. O nível A2 é para quem percebe o que lhe dizem mas quando temos de falar começamos a gaguejar, a corar, a rir e a fazer caretas. É bom saber que o meu estudo solitário em Portugal e a ajuda da Ana Margarida resultou em alguma coisa. Quando saio das aulas de italiano sinto-me capaz de dizer qualquer coisa mas passado 10 minutos vejo que é só optimismo.
Na minha residência existem vários seguranças. Há um que sempre que o vejo tento fugir dele, não porque o senhor seja rude comigo ou algo que se pareça mas porque nós não nos conseguimos entender. Eu não percebo o que ele diz e vice-versa. Eu tento falar italiano com ele e ele não percebe. Eu falo inglês e ele responde-me em inglês mas eu não percebo o que ele diz porque tem uma pronúncia muito má. E a conversa acaba sempre com ele a dizer “tu non parli inglese” e a fazer-me um desenho. Da última vez meti conversa com ele, para de certa forma fazermos as pazes e pela primeira vez conseguimo-nos entender. Tenho mesmo de treinar o meu italiano.
Nestes últimos dias muitos estudantes têm caído com as bicicletas. De certa forma é assustador porque muitos deles chegam a ir para o hospital. Já percebi que não corro esse risco porque a minha bicicleta é muito lenta, afinal não é por causa da minha falta de jeito que ela não anda mais rápido mas sim pela falta de esperteza por me ter deixado enganar. O rapaz que me vendeu a bicicleta tinha duas à venda e disse-me que esta bicicleta era melhor para mim. Agora até lhe agradeço por me ter dado esta bicicleta magnífica porque assim mesmo que eu me queira “armar aos cágados”, ela não anda mais rápido.
No próximo domingo visitarei outras cidades italianas e contarei mais novidades.

Ciao e baci!

1 comentário:

Ana disse...

mais uma vez gostei mto d teu post! sp mto divertidas as tuas peripécias em terras italianas :P

Bjs :)