quinta-feira, maio 01, 2008

Música e imagem

O que vos trago hoje é um tema complexo, muitos de vocês não perceberão e não quer dizer que tenham incapacidades cognitivas. Desde que comecei a estudar música associo muito as notas e musicas a cores, imagens, a gestos ou até mesmo filmes imaginados. Bem, devem estar a pensar “por isso é que ela é assim!”. Acho que não sou a única a faze-lo, pelo menos tenho alguém pior do que eu, a minha professora de piano. Como ela diz, ajuda-nos a decorar as músicas e a compreende-las. Sinceramente não sei se todos os músicos o fazem mas eu faço.
Para perceberem melhor o que vos estou a dizer, e neste caso não precisamos de estar a tocar para visualizarmos qualquer coisa, simplesmente quando ouvimos podemos associar a uma cor, imagem ou até mesmo um filme, dou-vos o exemplo de uma música que ouvi recentemente “quarteto de cordas de Webern”. Muitos de vocês não devem conhecer, mas digo-vos que é uma música…interessante. Mas a ideia que vos quero transmitir é que quando oiço aquela música visualizo um porto marítimo com grandes navios a chegarem e a partirem, as gaivotas a sobrevoarem os navios e com um grande movimento de pessoas. Até visualizo um pessoa a chegar atrasada ao navio que iria apanhar. O conhecimento desta música foi me transmitida pelo meu professor de ATC e resolvi partilhar a minha bonita história de um porto marítimo com ele e com as minhas colegas ao que eles não partilhavam da mesma opinião. Eles viam aquela música com mais sofrimento e angústia do que eu, pensando bem, eles tinham razão, pela história do compositor e a época a que estávamos era mais certo o compositor estar a sentir aquilo. Mas, por mais que tente vou associar sempre aquela música a um porto marítimo.
Um colega meu da faculdade partilhou comigo um site sobre música e imagem e resolvi partilhar com vocês. De certa forma é um pouco daquilo que vos falei anteriormente, podemos visualizar várias coisas enquanto ouvimos ou tocamos. Aqui fica um dos vídeos da senhora
Michal Levy.




Até à próxima!

1 comentário:

Ana disse...

bom post :D

Bjs