quinta-feira, novembro 13, 2008

A vida de um estudante de Erasmus


Quando disse aos meus amigos que ia fazer Erasmus todos me diziam a mesma coisa “Isso é que vai ser passear e ir a festas todos os dias, ei?” e eu dizia “Não é bem assim…que exagero!”. E eu tinha razão, não tenho festas todos os dias, tenho dia sim e dia não. Desde que cá estou só vou a festas de boas vindas, faz um mês que estou aqui e ainda me estão a dar as boas vindas.
Quando vivia em Portugal andava sempre stressada com imensas coisas para fazer e estudar, por vezes nem sabia por onde me virar com tanta coisa. Eu sei que exagero com o número de coisas que faço mas agora sinto que estou de férias e umas férias bem merecidas! Enquanto em Portugal tinha de organizar a minha vida de maneira a conseguir estudar, ir às aulas e ainda ter tempo para estar com as pessoas que gosto, aqui tenho de me preocupar em que dia é que é uma determinada festa, que cidade irei visitar este fim-de-semana, como se diz vassoura em italiano, o que é que vou comer hoje, uma pizza capricciosa ou uma lasagna? Bem, sinto-me uma inútil. Mas na realidade sinto-me muito bem. Não me posso esquecer das aulas na universidade, é a única coisa com que tenho de me preocupar mas comparando com a vida que levava em Portugal, estou de férias!
Reparo que existem 3 tipos de estudantes de Erasmus e classifiquei-os da seguinte forma:

(1) Aqueles que vieram para Pádua só para se divertirem, nada de fazerem uma única cadeira na faculdade.
(2) Outros que não vão às festas porque se têm de se levantar cedo no dia a seguir.
(3) E outros como eu, que querem fazer tudo, divertirem-se e fazerem as cadeiras.

Normalmente, mais tarde os do tipo (3) acabam por se transformarem num tipo (1) ou num tipo (2). Eu espero conseguir manter-me no tipo (3).
A vida de um estudante de Erasmus não é assim tão fácil. Não pensem que é só festas e diversão a toda a hora. Temos de fazer coisas que não estávamos habituados a fazer e não temos a mama e o papa para nos ajudarem em determinadas situações.
Sinceramente, pensei que ia ser mais difícil viver este tipo de experiência mas desde que tenha internet, estou bem.
Sem dúvida que é a melhor experiência que já tive. Se tiverem oportunidade para irem fazer Erasmus, vão!

Ciao e baci!

1 comentário:

Ana disse...

adorei o post!!! escrito c mto humor, p n variar ;)

eu bem te disse ke ia ser só festa e passeata, e assim é k é, se não n valia a pena n era?

Fazes bem em ser um tipo 3, e onhecendo-te cm conheço, vais manter-te nesse tipo, don't worry ;)

Bjs e saudadessssss

p.s. - então e já sabes dizer vassoura em italiano? ou tens de fazer um desenho? =P