terça-feira, setembro 12, 2006
Pearl Jam
Roma, cidade eterna
Terra húmida e quente
Pessoas calorosas e alegres
Prima guiando-nos na nossa viagem
Corações do pequeno "dinossauri cativo"
Monumentos grandiosos ao virar de cada esquina
Carro estacionado ao pé do Círculo Máximo
Palatino à direita, moradia dos imperadores
Coliseu à frente, pronunciando a sua grandiosidade
Foro romano com os espaços dos imperadores
Loba dos etruscos amamentando Rómulo e Remo
4 Basílicas com uma arquitectura fenomenal
S. Sebastião com flechas espetadas no seu corpo
Marco Aurélio no cimo do seu cavalo triunfante
S. Cecília caída no chão com o símbolo da trindade
Colunas romanas ainda erguidas após séculos
Palácio de Mussolini com a história de Itália
Fontana di Trevi recordando o filme "La Dolce Vita"
Praça Navonna com as fontes e vários artistas
Campo dei Fiori com a estátua do Luterano
Obeliscos roubados pelos romanos do Egipto
Vaticano sem o papa mas com a guarda suíça
Estátuas e bustos de personagens gregas e romanas
Quadros de Raffaello, Caravaggio, Miguel Angelo
Madalena misteriosa pintada por Tintoretto
Tecto magnífico, já restaurado, da Capela Sistina
La pietà de Miguel Angelo protegida por um vidro
Reliquiários nas igrejas dos diversos santos
Abelhas da família poderosa de Roma
Bernini e Buromini, os seus grandes escultores
Igrejas construídas com mármore verde e vermelho
Igreja portuguesa com a representação do nosso brasão
Catacumbas profundas com várias sepulturas
Castelo Gandolfo lá no cimo, onde o papa reside
Pés doridos, cansados e cheios de bolhas...
E... muito mais ficou por dizer...
Roma... cidade com história... cidade eterna*
segunda-feira, setembro 04, 2006
Biba o Puorto, OLÉ!
Passamos alguns dias a norte de Lisboa e regressamos com pronúncia. Estive em Bizeu e aproveitei para inspirar ao máximo ar puro e como tinha prometido não fazer nada, tirando isso aproveitei para conhecer novas cidades, o Porto e Salamanca. Por incrível que parece o Porto era das poucas cidades de Portugal continental que ainda não conhecia e gostei bastante. Porto e Vila Nova de Gaia são cidades muito bonitas principalmente à noite à beira do rio Douro. Não parei de tirar fotos e deixo-vos com uma das minha favoritas onde se vê a ponte Luiz I e o Porto, tirada em Vila Nova de Gaia. Não confundir Gaia com o Porto, só um rio é o que as separa mas não é a mesma coisa, apesar de não perceber porque é que em Vila Nova de Gaia existe o bar Amo-te Porto do Pedro Miguel Ramos, só se for por se avistar o Porto…até pode ter lógica.
Ir ao Porto sem ir à torre dos clérigos é como ir ao Vaticano e não ver o papa ( solange esta foi para ti :P), para quem tem vertigens não é aconselhável porque só tem 76 metros de altura e para além disso temos que subir 225 degraus mas a paisagem compensa. Dizem que é a torre mais alta de Portugal, esta torre comparada com as torres de Nova Yorque, é upa upa vezes superior, nem há comparação possível. Tendo em conta que começou a ser construída em 1754 e concluída em 1763 já estava muito à frente, a sua arquitectura é fantástica. Descendo da torre…não me podia esquecer de ir até à Sé Catedral do Porto, pode-se dizer que alguns tripeiros veneram tanto a catedral que passam lá o dia inteiro a olhar para ela com um olhar alucinado, contemplando a beleza da Sé de estilo românico, isto é que é amor ao património, à cultura. Passam tanto tempo lá que nem se lembram da sua própria vida e depois pedem dinheiro aos turistas para “comer” e nós damos, claro! Temos que ajudar as pessoas que apreciam a arte e a cultura.
Para quem ainda não foi ao Porto recomenda-se, as pessoas eram simpáticas…apesar de a rapariga do restaurante me perguntar com um ar ameaçador se era alfacinha e claro que disse que “não, carago” (ainda não me tinha servido só se eu fosse maluca é que diria que sim, é melhor prevenir).
Como vos disse também fui até Salamanca, vi vários monumentos lindíssimos, tirei imensas fotos e deixo-vos com uma delas. Resolvi comprar uma recordação de Salamanca, pode-se dizer que foi muito difícil comprar alguma coisa sem ser ranitas de la suerte, devido à variedade de produtos, resolvi comprar uma ranita de la suerte. O que está na moda em Espanha são as bonitas ranitas, não sei a história das ranitas, porque é que são da sorte mas só sei que desde o preciso momento que a comprei a minha vida mudou, se forem a Espanha comprem uma ranita de la suerte a vossa vida mudará.
Deixando as ranitas…Salamanca é uma bonita cidade, para quem gosta de ver monumentos e saber sobre história é realmente interessante, recomenda-se.
Até à próxima ;)