quarta-feira, dezembro 20, 2006

"RAP" português

Chegou a época natalícia, e como normalmente faço, no dia 1 de Dezembro fiz a minha árvore de Natal. Era uma manhã como as outras, todos os canais televisivos estavam a dar os programas da manhã, o “Você na TV” na TVI e na SIC o programa da Fátima Lopes, que acho que se chama “Fátima” e suponho que também deveria estar a dar a “Praça da Alegria” na RTP. Até aí tudo bem, comecei a fazer a minha árvore de Natal até que oiço uns senhores de meia-idade a cantar na televisão, olho e estava na SIC. O que tinha de extraordinário? Reparei que eram três senhores, como já disse de meia-idade, que tocavam acordeão e o “reco-reco”. Cantavam improvisando e iam elogiando o programa da Fátima Lopes, sempre em rima. Eu disse cantavam? Enganei-me, eles falavam alto. O mais engraçado é que depois começaram a “ofenderem-se” uns aos outros e a criticarem a sociedade. Agora imaginem, que em vez de três senhores de meia-idade temos três moços norte-americanos e em vez do reco-reco e do acordeão, eles próprios fazem os sons de batidas com a boca e com as mãos, marcando o seu próprio ritmo, que é sempre o mesmo. E começam a fazer a mesma coisa que os senhores de meia-idade fazem, começam a criticar a sociedade e a maltratarem-se uns aos outros. Que conclusão chegam? Eu cheguei à conclusão que os norte-americanos imitaram os portugueses. Fui à wikipédia e diz: “Rap (Batida). Na língua das ruas em ritmo e poesia, expressão musical-verbal da cultura. O Rap é um género musical surgido no início dos anos 1970 nos Estados Unidos da América, é uma espécie de texto com rimas falado em ritmo com instrumentos musicais.”
Os norte-americanos foram buscar ideias aos nossos senhores de meia-idade, que já faziam isto há muito mais tempo e com muito mais experiência. E anda por aí muitos jovens portugueses a tentar imitar o que os norte-americanos fazem, deviam olhar para os nossos portugueses de meia-idade.
Deixo-vos com um vídeo natalício e como estamos na “Era” do Gato fedorento, deixo-vos com a história diferente sobre o presépio “Os três gays magos”. Bom Natal!!


Até à próxima!

quinta-feira, novembro 23, 2006

Audições


Para quem não sabe o que são audições (pois já me perguntaram), como o nome indica, é a audição de algo, esse “algo” somos nós, alunos do conservatório. Concluindo as pessoas (paizinhos e amigos) vão nos ouvir tocar.
Na semana passada realizou-se mais uma magnífica audição de piano, fui a última de 22 alunos. Para sorte minha, normalmente sou sempre das últimas ou mesmo a última a tocar. Os últimos são os que têm um grandioso talento e todos anseiam pela brilhante prestação, epa estou a ser sincera. Para quem acreditou tudo bem, mas não é bem assim, os alunos de graus mais elevados é que costumam ficar para último, primeiro costumam ser as criancinhas. Mas isto de ser a última só tem vantagens, claro. É sempre bom ver os enganos, as caras de nervosismo dos meus colegas. Fico logo a pensar “Será que me vou enganar? Será que vou ter uma branca?”. No momento em que me sento em frente ao piano parece que por segundos a minha memória fica em branco. Depois começo por pensar como começa a música e tem que correr bem, oiço sempre a voz da minha professora na minha cabeça a dizer-me o que fazer, o que é realmente muito estranho. E enquanto tocamos há sempre alguém que espirra ou uma criança grita ou alguém faz qualquer coisa realmente barulhenta só para nos desconcentrarmos, sem falar nos flashes das máquinas fotográficas na minha cara. O pior é quando é audição final, significa que vamos tocar no salão, onde costumam estar muitas pessoas a assistir e nós (alunos) tentamos manter em segredo que há audição, quanto mais pessoas mais nervosos ficamos.
Em tantas audições que já participei nunca disse e ouvi os meus colegas dizerem “correu-me mesmo bem” mas sim “que horror, enganei-me tantas vezes” mas haverá sempre alguém que nos diz “foste muito bem, gostei muito de te ouvir”. Claro que não acreditamos mas é sempre bom ouvir porque na realidade só o músico ou quem conhece as músicas é que se apercebe dos erros.
No fim é bom ouvir as palmas, é sinal que já acabámos e que as pessoas não adormeceram (pelo menos todas) ou não se foram embora.
Isto de ser “artista” não é fácil, para mim, audição significa dores de barriga, uma noite mal dormida e um Inderal para não tremer das mãos, muito utilizado por músicos mas lá terei que passar por isto muitas mais vezes.

Até à próxima ;)

domingo, novembro 12, 2006

Advinha


Bem, o blog tem estado um pouco parado devido há falta de tempo. Apesar de não ter tempo para escrever algo “realmente importante” deixo-vos com uma advinha que quando a li achei-a interessante e bonita. Gostava que tentassem descobrir o que é, e se quiserem deixem a vossa solução nos comentários. Aqui vai ela:

Não tem forma, não tem jeito
Mas vê-se a longa distância
Não tem boca não tem peito,
Vence qualquer discordância.
Até à próxima ;)

terça-feira, setembro 12, 2006

Pearl Jam


Bem, meus amigos... parece que no dia 4 e 5 de Setembro ocorreram dois grandes concertos no Pavilhão Atlântico de uma banda de grande carisma que tem vários fãs em Portugal designada por Pearl Jam.
Até à data, só ouvi bons comentários acerca dos concertos, dizem que se o primeiro foi bom, o segundo ultrapassou por completo as expectativas de qualquer pessoa devido ao seu "power" (bem arrependida estou de não ter ido ao segundo concerto...).
Disseram ao meu irmão que o cenário estava simples. Houve um jogo de luzes psicadélicas bem feito... mas sem dúvida que grande parte do mérito para o bom espectáculo vai para a banda.
Como eu não vi, deixo-vos aqui dois links de blogs de amigos meus que estiveram lá e presenciaram isso tudo. Deixo também o link do comentário da rádio comercial acerca do concerto e... como um rapaz do irc costuma dizer... PEARL JAM \O/

Roma, cidade eterna



Terra húmida e quente
Pessoas calorosas e alegres
Prima guiando-nos na nossa viagem
Corações do pequeno "dinossauri cativo"
Monumentos grandiosos ao virar de cada esquina
Carro estacionado ao pé do Círculo Máximo
Palatino à direita, moradia dos imperadores
Coliseu à frente, pronunciando a sua grandiosidade
Foro romano com os espaços dos imperadores
Loba dos etruscos amamentando Rómulo e Remo
4 Basílicas com uma arquitectura fenomenal
S. Sebastião com flechas espetadas no seu corpo
Marco Aurélio no cimo do seu cavalo triunfante
S. Cecília caída no chão com o símbolo da trindade
Colunas romanas ainda erguidas após séculos
Palácio de Mussolini com a história de Itália
Fontana di Trevi recordando o filme "La Dolce Vita"
Praça Navonna com as fontes e vários artistas
Campo dei Fiori com a estátua do Luterano
Obeliscos roubados pelos romanos do Egipto
Vaticano sem o papa mas com a guarda suíça
Estátuas e bustos de personagens gregas e romanas
Quadros de Raffaello, Caravaggio, Miguel Angelo
Madalena misteriosa pintada por Tintoretto
Tecto magnífico, já restaurado, da Capela Sistina
La pietà de Miguel Angelo protegida por um vidro
Reliquiários nas igrejas dos diversos santos
Abelhas da família poderosa de Roma
Bernini e Buromini, os seus grandes escultores
Igrejas construídas com mármore verde e vermelho
Igreja portuguesa com a representação do nosso brasão
Catacumbas profundas com várias sepulturas
Castelo Gandolfo lá no cimo, onde o papa reside
Pés doridos, cansados e cheios de bolhas...
E... muito mais ficou por dizer...
Roma... cidade com história... cidade eterna*

segunda-feira, setembro 04, 2006

Biba o Puorto, OLÉ!


Passamos alguns dias a norte de Lisboa e regressamos com pronúncia. Estive em Bizeu e aproveitei para inspirar ao máximo ar puro e como tinha prometido não fazer nada, tirando isso aproveitei para conhecer novas cidades, o Porto e Salamanca. Por incrível que parece o Porto era das poucas cidades de Portugal continental que ainda não conhecia e gostei bastante. Porto e Vila Nova de Gaia são cidades muito bonitas principalmente à noite à beira do rio Douro. Não parei de tirar fotos e deixo-vos com uma das minha favoritas onde se vê a ponte Luiz I e o Porto, tirada em Vila Nova de Gaia. Não confundir Gaia com o Porto, só um rio é o que as separa mas não é a mesma coisa, apesar de não perceber porque é que em Vila Nova de Gaia existe o bar Amo-te Porto do Pedro Miguel Ramos, só se for por se avistar o Porto…até pode ter lógica.
Ir ao Porto sem ir à torre dos clérigos é como ir ao Vaticano e não ver o papa ( solange esta foi para ti :P), para quem tem vertigens não é aconselhável porque só tem 76 metros de altura e para além disso temos que subir 225 degraus mas a paisagem compensa. Dizem que é a torre mais alta de Portugal, esta torre comparada com as torres de Nova Yorque, é upa upa vezes superior, nem há comparação possível. Tendo em conta que começou a ser construída em 1754 e concluída em 1763 já estava muito à frente, a sua arquitectura é fantástica. Descendo da torre…não me podia esquecer de ir até à Sé Catedral do Porto, pode-se dizer que alguns tripeiros veneram tanto a catedral que passam lá o dia inteiro a olhar para ela com um olhar alucinado, contemplando a beleza da Sé de estilo românico, isto é que é amor ao património, à cultura. Passam tanto tempo lá que nem se lembram da sua própria vida e depois pedem dinheiro aos turistas para “comer” e nós damos, claro! Temos que ajudar as pessoas que apreciam a arte e a cultura.
Para quem ainda não foi ao Porto recomenda-se, as pessoas eram simpáticas…apesar de a rapariga do restaurante me perguntar com um ar ameaçador se era alfacinha e claro que disse que “não, carago” (ainda não me tinha servido só se eu fosse maluca é que diria que sim, é melhor prevenir).


Como vos disse também fui até Salamanca, vi vários monumentos lindíssimos, tirei imensas fotos e deixo-vos com uma delas. Resolvi comprar uma recordação de Salamanca, pode-se dizer que foi muito difícil comprar alguma coisa sem ser ranitas de la suerte, devido à variedade de produtos, resolvi comprar uma ranita de la suerte. O que está na moda em Espanha são as bonitas ranitas, não sei a história das ranitas, porque é que são da sorte mas só sei que desde o preciso momento que a comprei a minha vida mudou, se forem a Espanha comprem uma ranita de la suerte a vossa vida mudará.
Deixando as ranitas…Salamanca é uma bonita cidade, para quem gosta de ver monumentos e saber sobre história é realmente interessante, recomenda-se.

Até à próxima ;)

quinta-feira, agosto 17, 2006

Vida


Hoje deixo-vos apenas uma citação que gosto muito para refletirem:

"A vida é como a música. Deve ser composta de ouvido, com sensibilidade e intuição, nunca por normas rígidas" Samuel Butler

Até à próxima ;)

quinta-feira, agosto 03, 2006

Festival de Músicas do Mundo - Sines 2006

Este festival serve para nos dar a conhecer a música que é feita nos outros países e eu estive lá :D. Tive sorte pois vou sempre de férias para Sines e este ano as minhas férias calharam na altura do festival. Queria felicitar este festival essencialmente por ter feito homenagem a um senhor (foto) conhecido por muitos como grande músico de Blues, pertencente ao Mali, Ali Farka Touré (1939-2006).
Os telespectadores deste festival eram essencialmente pessoal da paz (freaks, rastafaris e hippies). Adorei a fauna. Entre esse pessoal, quando ia lá à praia trocar o djambé que tinha comprado que estava rachado, encontrei o meu amigo Nuno que toca bateria e também ia ao festival.
Gostei muito do que vi, embora que as bandas de jazz da Bretanha e do Líbano/Alemanha não façam bem o meu género musical. Queria fazer aqui referência ao que gostei mais: Vusi Mahlasela de África do Sul - um senhor que apenas com uma guitarra e voz fez um show impressionante; Nuru Kane & Bayefall Gnawa do Senegal - um conjunto que mostrou dois instrumentos não muito conhecidos de cordas (ainda tenho que explorar o nome deles. Um dos instrumentos parecia um alaúde) e cuja música, digamos que é o primórdio do blues; Varttina da Finlandia - um grupo que tinha 3 meninas que cantavam lindamente e fizeram um bom show em palco. Gostei do facto do grupo também ter violino e outro instrumento que me pareceu um contrabaixo eléctrico e; Ivo Papasov & His Wedding band da Bulgária - fez-me lembrar um pouco de klezmer e também música cigana... felicito aquele clarinetista que tocava muito bem. Os portugueses Gaiteiros de Lisboa também estiveram bem, apresentando lá uns instrumentos que, a meu ver, deviam de ter sido inventados por eles mas com boas sonoridades. Quem me dera ter essa imaginação :x.
Não assisti aos concertos no castelo na Sexta-feira dia 28 pois cada dia era 10 euros e já ficaria um pouco puxadote. Falam bem da banda de jazz contemporâneo que lá actuou dos EUA, The Bad Plus, que faz versões de músicas conhecidas, entre elas ouvia-se muito nos intervalos dos concertos uma versão da "Smells Like Teen Spirit" dos Nirvana :D.
Em Porto Covo só vi um grupo de vozes femininas com um senhor que tocava mil e um instrumentos (para os curiosos, o homem sabia fazer respiração circular). Também gostei, eram da Sardenha.

Para o próximo ano, se tudo correr bem, estarei lá novamente!

quarta-feira, julho 19, 2006

Finalmente chegaram as férias de Verão!


Finalmente estou de férias e já tenho mais tempo para escrever parvoíces no blog. Comecei as férias em grande com o meu aniversário, agradeço a todos aqueles que se lembraram do meu dia, obrigada!
Até Setembro tenho que aproveitar ao máximo para fazer aquilo que mais gosto que é NÃO FAZER NADA. Não é bem assim, vou aproveitar para fazer as coisas que gosto (como pintar, tocar piano, jogar computador, ir à praia, etc) e de vez em quando não fazer mesmo nada. Não fazer nada às vezes sabe bem, apesar de nunca conseguir estar parada mas depois de tanto tempo de estudo num quarto que quase damos em doidos, sabe mesmo bem estar uns dias sem fazer nada.
Estou com imensas saudades de ir à praia, de sentir de novo a areia nos pés, o cheiro do mar, o sol a bater-me na cara, de levar com uma bola de praia e até de levar com areia da pessoa do lado ao sacudir a toalha porque para mim isto é sinónimo de férias de Verão. É bom ter tempo para fazer tudo aquilo que queremos, sem pressas, o que por vezes não acontece a certas pessoas, que mesmo estando de férias têm uma imensa pressa na condução, pois já estão atrasadas para ir para casa ver televisão ou ficar a dormir no sofá.
Já ficaram a saber o que penso fazer nas férias (sim, eu sei que não me perguntaram nada) e agora gostava de saber os vossos planos para as férias de Verão? Se souberem de concertos, de festas ou de qualquer outra coisa é só deixarem nos comentários.

Até à próxima ;)

quinta-feira, junho 15, 2006

Audições no conservatório e na ESE


Pois é, meus amigos.. chegámos ao final de mais um período ou semestre de aulas e é altura das audições finais, tanto na minha escola como no conservatório.
Queria anunciar que no próximo dia 17, Sábado, pelas 16h vai decorrer a audição final do Conservatório Regional Silva Marques na Sociedade Euterpe Alhandrense, em Alhandra.
Podemos contar com a participação da nossa amiga Patrícia, que vai tocar Schostakovich, o Prelúdio nº16. Para além das actuações individuais ou acompanhadas por piano, podemos contar com a actuação do coro de câmara, onde a Patrícia também canta, que irá cantar uma missa feita pelos alunos de Análises e Técnicas de Composição (eu, a Patrícia e a Joana).
Aproveito para dizer também que dia 23, pelas 12:30, no salão nobre da Escola Superior de Educação de Lisboa, irá decorrer também a audição final de semestre onde vários alunos de Educação Musical irão tocar. Eu vou tocar com a Inês do 4º ano a música do Rei Leão "Can you Feel The Love Tonight" (piano e clarinete) e com a Bene (Benedita), com o Paulinho e com o Zinho o "Entracte" da Carmen de Bizet (flauta, guitarras e clarinete).

Conto com a vossa presença!

sábado, junho 10, 2006

EU FUI


Sim, eu fui ao Rock in Rio, ofereceram-me dois bilhetes para dia 3 de Junho. O “pior” de me terem oferecido dois bilhetes foi escolher quem iria comigo, foi injusto escolher só um amigo para me acompanhar. Não usei nenhum critério para a escolha, escolhi o que tivesse mais paciência para me aturar (o que foi difícil).
Foi um dia bem passado, fizemos um pouco de tudo. A cidade do rock estava bem organizada, tinha vários tipos de actividades e uma delas era a pista de gelo. Tivemos que esperar hora e meia na fila para fazer “sku” mas valeu a pena. Para mim as coisas não começaram lá muito bem na pista de gelo, pois agredi o rapaz que me ajudou a descer dando-lhe uma bela de uma cabeçada. O pior (para ele) é que eu tinha capacete e ele não, começo a desconfiar que foi por isso que cheguei lá abaixo mais rápido do que o resto do pessoal.
Bem, nesse dia o cartaz era Orishas, Kasabian, Da Weasel e Red Hot Chili Peppers. Os Da Weasel fizeram um concerto incrível, nunca tinha visto nenhum concerto deles mas já vi que vale bem a pena. Sem falar no concerto dos Red Hot Chili Peppers que foi simplesmente fantástico, quem diria que um grupo chamado “pimentos picantes vermelhos e quentes” (sendo a tradução mais ou menos esta) iriam ter tanto sucesso.
Concluindo, fui à borla ao Rock in Rio, diverti-me imenso com as minhas amigas, vim com a mochila cheia de ofertas e vi concertos excelentes, foi um dia bastante positivo que espero repetir em 2008.
Para quem foi ou não foi ao Rock in Rio mas viu pela televisão, fico à espera da vossa opinião sobre a cidade do rock, o que acharam dos concertos, etc.

Até à próxima ;)

domingo, maio 28, 2006

Clariano?


Devem estar a pensar “Mas que nome é este? Clariano? É preciso ter falta de gosto”, têm toda a razão. Não procurem mais nos vossos dicionários porque não vão encontrar nada. Depois de vos explicar a sua origem acho que até podem mudar um bocadinho a vossa opinião, pois é simplesmente fantástica, passo a explicar.
Já há algum tempo que queria criar um blog, então resolvi criá-lo com uma amiga. Primeiro começamos por pensar num nome para o blog (o que tem lógica), o que demorou algumas horas a escolhe-lo, era cada um mais bonito que o outro até que surgiu este nome “Clariano”. Ambas tocamos instrumentos musicais, eu toco piano e a Solange toca clarinete, se repararem “Clari” vem de clarinete e “ano” de piano, então ficou “Clariano”. Aqui está a justificação para tal nome, ainda devem continuar com a mesma opinião e devem-se estar a perguntar “ O que é que isto tem de fantástico?” nada, simplesmente somos duas amigas que têm a mesma paixão, a música.
Este blog vai abordar vários temas e vamos tentar actualizá-lo sempre que for possível. Queremos que seja um blog interactivo por isso deixem os vossos comentários. Por hoje é tudo.

Até à próxima ;)